O universo de Star Wars é conhecido por sua riqueza de histórias e personagens, explorados em diferentes mídias como filmes, séries, livros e jogos. Para organizar esse vasto conteúdo, a Lucasfilm dividiu a franquia em duas categorias principais: Canon e Legends. Mas o que isso significa e por que essa divisão foi feita? Vou te explicar!
{tocify} $title={☕Explore os Tópicos}
👻 Drops da Raposa #05
🦊 Universo Star Wars
O que é Star Wars Canon?
O Canon de Star Wars refere-se à história oficial da franquia, ou seja, tudo o que é reconhecido pela Lucasfilm como parte da narrativa principal. Ele inclui:
- Os seis filmes originais lançados no cinema (Episódios I a VI).
- O filme de animação e a série Star Wars: The Clone Wars.
- A série Star Wars Rebels.
- Todo o conteúdo lançado após 25 de abril de 2014, exceto quando indicado de outra forma pela Lucasfilm.
Com a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012, foi criado o Lucasfilm Story Group, um comitê responsável por acompanhar e unificar o Canon em todas as mídias. Isso garantiu que os novos conteúdos, como as trilogias sequenciais, The Mandalorian e Andor, seguissem uma continuidade narrativa bem definida.
Resumindo: o Canon é o coração da história de Star Wars.
E o que é Legends?
Antes de a Lucasfilm estabelecer o conceito de Canon, havia o Expanded Universe (UE), uma coleção de histórias que expandiam o mundo de Star Wars sem seguir um padrão único de continuidade. Essas histórias incluíam:
- Livros icônicos, como Heir to the Empire (1991), de Timothy Zahn, que introduziu o personagem Thrawn.
- Histórias em quadrinhos e tiras de jornal.
- Dramas de rádio e jogos, como Knights of the Old Republic.
Com a compra da Lucasfilm pela Disney, em 2014, todo o conteúdo do Expanded Universe foi reclassificado como Star Wars Legends. Essas histórias passaram a ser consideradas não canônicas, ou seja, não fazem parte da linha oficial da franquia. Contudo, o Legends ainda é valorizado como um repositório criativo, com muitos fãs fiéis a essas narrativas.
O que diz o anúncio oficial da Lucasfilm sobre a mudança de Canon e Legends?
Por mais de 35 anos, o Universo Expandido de Star Wars (UE) enriqueceu a experiência dos fãs com histórias que iam além dos filmes. A Lucasfilm sempre buscou manter as histórias do UE consistentes com o que era mostrado nos filmes e nas séries de TV. No entanto, George Lucas, criador de Star Wars, sempre deixou claro que os filmes que ele criou seriam considerados cânone. Isso inclui os seis episódios iniciais de Star Wars e as várias horas de conteúdo da série Star Wars: The Clone Wars.
Com o futuro da franquia repleto de novas parcelas cinematográficas, a Lucasfilm, sob a direção de Kathleen Kennedy, formou o Lucasfilm Story Group. Esse grupo tem a missão de coordenar e supervisionar todo o desenvolvimento criativo de Star Wars, garantindo que todas as novas histórias estejam conectadas entre si. Esse movimento permite que os fãs explorem o universo de Star Wars de maneiras mais profundas, por meio de filmes, jogos, livros e quadrinhos.
Apesar da reestruturação, a Lucasfilm manteve o Universo Expandido sob o novo nome de Star Wars Legends. Os elementos populares do UE continuam disponíveis para os fãs, com histórias antigas mantidas em publicações sob o banner Legends. Por exemplo, elementos como o Inquisidor, o Imperial Security Bureau e os Sienar Fleet Systems, que surgiram no material de RPG da década de 1980, foram incorporados à série Star Wars Rebels, marcando uma conexão entre o novo e o antigo universo.
Por que essa divisão?
A reformulação foi feita para criar uma continuidade clara e acessível para novos fãs e para permitir que os novos filmes, séries e projetos tivessem mais liberdade criativa.
Essa mudança também abriu espaço para que elementos populares de Legends fossem reintroduzidos no Canon. Um exemplo é o Grande Almirante Thrawn, que, originalmente apresentado em Heir to the Empire, foi integrado ao Canon por meio da série Star Wars Rebels.
Já que citei Thrawn, a trilogia (Heir to the Empire, Dark Force Rising, The Last Command), publicada entre 1991 e 1993 e originalmente parte do Expanded Universe (EU), foi reclassificada como Star Wars Legends após a reformulação do cânone em 2014.
O personagem Thrawn (Grand Admiral Thrawn), introduzido por Timothy Zahn, foi considerado parte do universo de Star Wars dentro de Legends até ser oficialmente integrado ao Canon.
Quando Thrawn se tornou canônico? Thrawn foi reintroduzido no Canon com sua aparição na série de animação Star Wars Rebels (2014), criada por Dave Filoni. Ele foi apresentado na terceira temporada da série como o principal antagonista, sendo interpretado como um personagem de alta inteligência e estratégias militares. Essa introdução marcou a transição de Thrawn de Legends para Canon.
Além disso, Thrawn passou a ser protagonista de uma nova trilogia de livros, escrita por Timothy Zahn, que foi publicada a partir de 2017, começando com Thrawn (2017), e essa nova obra é considerada parte do Canon oficial de Star Wars.
Para facilitar usando o exemplo de Thrawn, montei uma timeline:
Thrawn no Legends (antes do reboot):
- Star Wars: O Herdeiro do Império – 1995 (Star Wars: Heir to the Empire)
- Star Wars: A Ascensão da Força Sombria – 1996 (Star Wars: Dark Force Rising)
- Star Wars: O Último Comando – 1996 (Star Wars: The Last Command)
- Star Wars: Thrawn – The Hand of Thrawn Duology
- Star Wars: O Remanescente – 2001 (Star Wars: Specter of the Past)
- Star Wars: A Última Ordem – 2002 (Star Wars: Vision of the Future)
Thrawn no Canon (depois do reboot):
- Star Wars: Thrawn – 2017 (Star Wars: Thrawn)
- Star Wars: Thrawn – Alianças – 2018 (Star Wars: Thrawn – Alliances)
- Star Wars: Thrawn – Traição – 2019 (Star Wars: Thrawn – Treason)
Canon ou Legends: Qual é o seu favorito?
Enquanto o Canon oferece uma visão unificada e oficial do universo de Star Wars, o Legends continua sendo uma rica fonte de histórias alternativas e "lendas" dentro da franquia. Essa diversidade permite que todos os fãs encontrem algo para amar em Star Wars.
Seja explorando as histórias do Canon ou se aventurando pelas lendas do Legends, uma coisa é certa: Star Wars continua sendo um dos universos mais fascinantes da cultura pop!
Notas de Rodapé
STAR WARS CANON TIMELINE. Canon, 2024. Disponível em: https://starwarscanontimeline.com/canon/. Acesso em: 04 dez. 2024.
LUCASFILM AND DISNEY. The Legendary Star Wars Expanded Universe Turns a New Page. 2014. Disponível em: https://www.starwars.com/news/the-legendary-star-wars-expanded-universe-turns-a-new-page. Acesso em: 04 dez. 2024.
0 Comentários
♡ Compartilhe suas impressões sobre o post ♡