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O Declínio De Um Homem, OSAMU DAZAI.


OSAMU DAZAI | YOZO | O DECLÍNIO DE UM HOMEM

Avaliação:  ★ ★ ★ ★ ★

Entre a Realidade e a Literatura

Enquanto editava essa peça, busquei informações sobre a vida do autor para traçar pelo menos uma linha limite entre realidade e literatura, porém quanto mais pesquisava mais essa linha se tornava tênue e delicada.

Osamu Dazai, é o pseudônimo de Shuji Tsushima, considerado um expoente na literatura japonesa do século XX no estilo Watakushi Shosetsu – Gênero criado com base na recepção japonesa do naturalismo, durante o período Taisho, que abrange o período de reinado do Imperador Taisho, de julho de 1912 a dezembro de 1926 – esse estilo tem como principais características, a escrita na primeira pessoa, incorporando elementos autobiográficos.

Como dito anteriormente, o estilo autobiográfico é marcante, mas ganha corpo com a tonalidade do autor que é irônico e pessimista.

Voltando ao assunto das tais marcas biográficas, a constatação dos fatos foram piores do que o imaginado, e é doloroso de compartilhar, pois se até na literatura doeram, imagina saltando as páginas e atravessando o véu para a realidade.

Um fato em particular que ocorreu na vida de Dazai e foi exposto no livro — a da tentativa de suicídio dele acompanhado de uma mulher — Me fez questionar se ocorreu como está registrado, ou se a tragédia foi apenas passada ao leitor de forma mais branda, uma vez que ele cita na obra que “Um de meus defeitos trágicos é a compulsão de acrescentar alguma forma de embelezamento a todas as situações uma qualidade que fez com que as pessoas me chamassem, por vezes, de mentiroso, mas eu quase nunca embelezei as coisas para me dar qualquer vantagem; mas sim porque eu tinha um medo estrangulante daquela mudança cataclísmica na atmosfera que ocorre no instante que o fluxo de uma conversa enfraquece, e até quando eu sabia que mais tarde eu seria prejudicado, eu frequentemente me sentia obrigado a acrescentar...”

Goodbye foi a última obra de Osamu Dazai, incompleta, pois o mesmo deixaria o mundo ao lado de sua esposa, se afogando no Canal Tamagawa (um duplo su_c_dio).

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UM OLHAR SOBRE YOZO

A narrativa é construída em torno do personagem Yozo Oba, que desde a infância se sente incapaz de se conectar com os outros. A obra é estruturada como uma série de cadernos que Yozo escreve, expondo seus sentimentos de inadequação. Essa é a sua forma de expurgar seus demônios, de arrancar suas máscaras. Nessas páginas, percebemos sua luta interna com as convenções e expectativas sociais.

O protagonista se vê como um farsante, um ator que interpreta papéis em meio à sociedade, mas que internamente está devastado pelo vazio e pela falta de sentido, o que se torna um gatilho para o alcoolismo e o declínio. Yozo se vê fazendo coisas que não são bem vistas pela sociedade, nem por seus próprios olhos. Um abismo chama outro, afundando-o em um poço cada vez mais profundo e sem esperança de remissão. O vazio e a alienação marcam com melancolia as páginas e provocam uma mescla de sensações, entre elas o desconforto e a empatia.  

Um dos trechos do livro destaca o peso da existência: ser alguém que não sente o abraço do mundo e, no estado em que se encontra, deseja o encontro com a morte.  

 “Quero morrer. Quero morrer ainda mais do que queria antes. Não há chance agora de me recuperar.” – Página 117  

O termo 'declínio' no título sugere esse olhar para a trajetória do personagem, que, ao refletir sobre si, não vê nada além de queda. Ainda assim, é possível interpretá-lo como uma crítica social, e talvez pessoal, sobre a substituição da autenticidade por máscaras sociais e o quanto essas máscaras machucam e fazem sangrar seu usuário.

Me permiti supor que Dazai reflete sua própria luta pessoal com a depressão e os sentimentos de inadequação, que culminaram em seu suicídio pouco tempo após a publicação do livro. Talvez Dazai e Yozo estivessem ligados por esses fios mágicos, que torna tênue o limite onde o autor e o personagem se separam. Ficção e realidade estão mais próximos do que podemos imaginar.


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