NÃO POSSO DEIXAR DE PENSAR QUE SOMOS MAIS DO QUE A SOMA TOTAL DE NOSSAS ESCOLHAS E QUE TODOS OS CAMINHOS QUE PODERÍAMOS TER TRILHADO INFLUENCIAM DE ALGUM MODO NA MATEMÁTICA DA NOSSA IDENTIDADE.
— CROUCH. Blake 2016
Pensar que todas as nossas escolhas tomadas são capazes de gerar uma ramificação, e estabelecer um novo mundo onde o que foi descartado aqui pode ter se realizado nele com um eu diferente, talvez seja a coisa mais bizarra de se pensar e a mais interessante e empolgante de se conceber.
Blake, abre as portas para o imaginário e retrata temas sensíveis que jamais poderíamos supor que se abraçariam ao Sci-fi. O cotidiano e a simplicidade são muito bem retratas e expostas nos mínimos detalhes, Jason é um personagem carismático e a narrativa mantém um bom ritmo, somos puxados o tempo todo para saber como termina essa história, sofremos, rimos e choramos, a imersão e a empatia gerada ao longo da caminhada e os laços criados com o personagem acaba acontecendo naturalmente, e naturalmente nos ligamos a ele e a sua batalha.
É impossível citar todas as emoções que esse livro desperta, de longe um dos melhores que eu já li em anos, suas teorias, sua construção e seus detalhes.
A POSSIBILIDADE - O GATO DE SCHRÖEDINGER
No livro vemos a teoria do gato de Schroedinger ser citada como a solução para toda essa bagunça e caos na história criada por Blake, mas qual é importância e o seu significado?
Falar sobre física quântica e sobre esse experimento em particular é abrir um leque para tratar possibilidades. O experimento de Schroedinger sugere que o gato pode estar vivo e morto, ou 50% vivo e 50% morto, no fim do experimento a caixa será aberta e então teremos apenas um estado existindo, vivo ou morto. Caso o gato tenha sido envenenado será morto, caso o veneno permaneça intacto teremos um gato vivo.
A teoria sugere ainda que, enquanto não vemos, todas as possibilidades existem sobre o objeto, então antes de abrir a caixa temos um gato vivo-morto, ou seja, um gato existindo em duas realidades possíveis de forma simultânea, e só temos ou um estado definido, ou uma realidade definida quando a caixa é aberta e se revela o seu resultado.
Isso te lembra algo do livro?
O GATO DE SCHROEDINGER E JASON
O que Jason usa para as suas viagens é exatamente uma caixa, ele é o gato que existe em diversas possibilidades e de forma simultânea, ao sair da caixa ele se depara com uma nova vida, uma realidade existente e definida, um resultado. No caso do gato eram apenas duas possibilidades, no de Jason são milhares. São milhares de portas a se abrirem e cada uma delas um resultado diferente.
Não temos noção de como ou quando começou, tudo o que temos são possibilidades e mais possibilidades, somos levados a acreditar no narrador que a sua história é verídica e que aquele universo em que está inserido no fim é o seu.
Apesar do autor citar brevemente a teoria do gato dentro da caixa, é possível absorver que o autor descreveu o seu próprio gato e brinca com todas as possibilidades infinitas existentes para o seus personagens, é claro que nessa história cabe infinitos universos e infinitas teorias, creio que a escolha do autor em mostrar apenas o necessário do experimento Schroedinger para dar luz a história foi uma solução em dose perfeita, porque abre margens para que o leitor trabalhe a sua própria teoria e siga adiante.
JASON
O personagem principal muitas vezes salta das páginas e nos reflete, em vários momentos é possível ver os anseios de Jason se mesclando aos nossos, o anseio por algo cotidiano e simples, muitas vezes aquilo que ignoramos e deixamos de admirar. O mais bonito é ver como o personagem se agarra aos detalhes da sua vida que antes foi deixado de lado e diversas vezes até considerado abandonar, o desejo do diferente, a ilusão e a promessa do diferente cega o personagem e o faz duvidar da própria felicidade.
E se as suas escolhas se chocassem com a oportunidade de recuperar a vida que julgou ter perdido?
Trocaria tudo pelas possibilidades?
Jason havia traçado um ponto de interrogação em sua própria existência, havia criado uma matemática e está formula o levou a percorrer caminhos nunca imaginados. O que começou apenas como A e B havia se tornado A, B, C, D e o infinito.
Fontes:
CROUCH. Blake 2016. Matéria Escura, Editora Instríseca.
Teoria de Schroedinger - https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/gato-schroedinger.htm
Teoria de Schroedinger- https://www.youtube.com/watch?v=NoPKFsOGIYk
0 Comentários
♡ Compartilhe suas impressões sobre o post ♡