Recentes

5/recent/post-list

Caffe nas Mídias

A Terrível Simetria : O Caçador, A Aranha, Rattus e William Blake - Entre Quadros




KRAVEN | HOMEM-ARANHA | RATUS | WILLIAM BLAKE

Esse quadro de hoje receberá um quadrinho incrível para as nossas explorações e  a ideia de falar sobre ele surgiu durante uma leitura em conjunto trazido pelo @paginas e porradas evento realizado na Twitch e é apresentado pelo Rodz, todas as Terças e Quintas- feira. Essa leitura gerou um ótimo gancho e claro uma oportunidade para explorar e ir além de uma leitura.


Mas do que se trata esse quadrinho? bem A Ultima Caçada de Kraven possui várias camadas,e para explicar melhor esse quadrinho eu decidi dividir em três fases 1- O Raso , 2- A transição e a 3 A conclusão: A Essência Revelada  e antes de falar das fases é necessário conhecer primeiro seu contexto, vamos lá ?!

Esse quadrinho foi escrito por J.M. Dematteis e foi baseado em um poema chamado O Tigre de William Blake e esse poema  aborda a coexistência do bem e do mal, da dualidade existente em um mesmo ser, depois falaremos mais sobre esse poema. 

Dematteis queria escrever algo que tivesse impacto e que tivesse morte e ressurreição ou pelo menos que trouxesse essa ideia, originalmente Dematteis pensou essa série com outro protagonista e claro e com uma execução um pouco diferente da que vemos aqui, o personagem era Magnum e ele estaria de volta da terra dos mortos meses depois e volta a superfície abrindo o caixão em que estava, mas a história foi rejeitada pelo Editor da Marvel na época Tom De Falco  e Dematteis então teve a oportunidade de adaptar a história e de ajustar mais alguns pontos e partir em busca de uma aprovação. Ele partiu em busca mais uma vez de aprovação para a  sua história mas foi rejeitado porque A DC já estava com um projeto em andamento que trazia essa mesma pegada mais madura com o Batman, estamos falando de A Piada Mortal e por isso o projeto não pode ser publicado e nem o personagem Batman ser utilizado para essa história. Mas Dematteis não parou aí, e ainda bem ! 

Em 1986 foi oferecido  a ele a oportunidade de trabalhar com o Cabeça de Teia r finalmente tirar da pasta a sua ideia de ter um herói saindo do túmulo. Ele tinha agora um herói para ressurgir das profundezas da terra, mas faltava o vilão. Ele pensou em desenvolver um novo super vilão para matar o nosso herói, mas isso até conhecer Kraven e ler sobre a sua história e um dos pontos de que lhe chamou atenção foi o fato dele ser Russo e isso fez Dematteis se encantar pois um dos seus autores favoritos nasceu lá, Dostoiévsky- autor que soube melhor sobre retratar a humanidade, falhas e acertos e sobre expor a dualidade existente na alma humana, então ele compreendeu que Sergei Kravinov era perfeito para desempenhar um papel brilhante na história e mais uma vez ele alterou o roteiro e ele diz "EU COMPREENDI SERGEI KRAVINOV . NUM INSTANTE,  A HISTORIA INTEIRA MUDOU DE FOCO. CHAMEI JIM OWSLEY E PEDI QUE ELE ESQUECESSE O NOVO VILÃO. AQUELA SERIA UMA HISTORIA DE KRAVEN O CAÇADOR " 

E essa história agora ganhou novos tons e se transformou no que hoje lemos, Dematteis fez o uso do poema de William Blake como já mencionamos acima e  como foi dito no nosso podcast e Terrivel Simetria foi o título escolhido para essa historia mas houve alterações e hoje ela mantém o Título apenas de A Ultima Caçada de Kraven pela conveniência e claro questões de logística e mercado, mas para ele o título que ele desenvolveu era mais adequado e vale destacar que em minha humilde opinião serve melhor pois transparece o tom da historia e deixa em evidência aquilo que Dematteis quer mostrar aos seus leitores e ele ainda fala " A HISTORIA INTEIRA TEM O SENTIMENTO FEBRIL DE BLAKE, KRAVEN ESTAVA DESVELANDO CAMADAS DA REALIDADE, INDO A LUGARES DENTRO DE SI PRÓPRIO E DO UNIVERSO QUE SERIAM RECONHECÍVEIS PARA UM VISIONÁRIO COMO BLAKE".

Sou ate suspeita para falar do poema e dessa história pois amo a ambos e consigo enxergar esse cuidado de transparecer ao quadrinho, essa aura impresso na arte e  toda essa dualidade da qual esse poema tenta destacar. 
Vamos agora tentar compreender do quê se trata essa historia e adentrar em suas camadas: 

Essa história consigo dividir essa história em três fases :

1- O RASO: 

Nesse primeiro momento da história temos os personagens e seus pensamentos expostos mas os personagens não encaram, nem se aprofundam muito nas questões pessoais eles apenas reconhecem e dão nomes aos bois.

2- TRANSIÇÃO: 
Onde começam a explorar as suas dualidades e mergulhar dentro de si mesmos. Aqui já sabem quais são seus fantasmas,e os  combatem. Essa fase chamo de transição porque acredito que aqui fica claro  que há uma evolução para ocorrer, e que o conhecimento sobre si mesmo é o caminho .E aqui a proposta de JM Dematteis de inserir o poema e transferir para a história o peso dele, o peso da dualidade, da terrível simetria da coexistência do bem e do mal se explicitam e o autor traz a personificação da fera como Uma aranha gigante, que kraven e o homem aranha  têm que enfrentar e nela está a soma de seus medos, vergonha e humilhação e isso faz parte da transformação pois é necessário para eles esse enfrentamento para a conclusão da sua evolução. Para Kraven  apesar de ser um objeto externo e ser uma luta física isso é tudo fruto da sua imaginação, é um processo mental, uma luta interna do personagem e seu demônio, um mergulho na mente também no seu inimigo pois é o plano de Kraven se tornar a fera e ser melhor do que ela para se provar. 

"No começo eu fui ingênuo. Pensei que se tratasse de um homem. Mas não poderia ser um homem.Ninguém seria capaz de fazer a Kraven o que a Aranha fez... Ninguém ...Você existe pra me testar, não? Pra zombar de mim e me desafiar. E Eu não posso descansar até ter provado meu valor. Até destruir você..."

Kraven se vê submergido em um mar aranhas, sufocado pelo seu medo e depois disso as luzes se apagam e temos apenas um quadro em repleta escuridão e a frase eu sou Aranha em destaque- A evolução de Kraven chega ao fim da primeira fase. Temos kraven pela cidade na pele do Homem Aranha e nisso a evolução continua mas em outra área: Kraven agora entende que há uma dualidade pois ele a experimenta... Ele consegue ver que há algo além da criatura e nela há o "homem debaixo da máscara" e ele expõe isso e passa a mostrar o homem e a fera como sendo duas coisas distintas mesmo sendo o mesmo elemento. 

O HOMEM ESTÁ CONFUSO ...MAS A ARANHA COMPREENDE " e ele fala mais " ESTA NOITE EU FINALMENTE VI QUE ATÉ MESMO O HOMEM QUE HABITA A ARANHA É IGNORANTE DO MAL NA CRIATURA POBRE HOMEM POSSUÍDO PELA ENTIDADE RESPONSÁVEL POR TANTO SOFRIMENTO ... PELO CAOS MUNDIAL E ELE NEM MESMO SABE DISSO

Kraven concluiu a sua missão e no capitulo 4 da história é a vez do Homem Aranha passar pela sua evolução, ter seu encontro consigo mesmo e tal como Kraven ter a sua essência revelada.Peter inicia a sua jornada e se vê exposto aos seus medos, Temos a presença de Ned Leeds que havia morrido no primeiro capitulo  da história voltando a representar o medo da perda ,da morte e trazendo em si a marca da humanidade daquilo que é perecível. 

E mais uma vez vemos a Senhora ARANHA como " a fera" mas ao contrario do que ocorre com o Kraven, Peter é a Aranha e precisa se libertar e consegue. Ele rasga a aranha e sai dela Para ser Peter a sua fraqueza e a sua força.

3- A CONSUMAÇÃO: ESSÊNCIA REVELADA

Kraven triunfou e concluiu a sua missão ele passou a entender a dualidade existente e queria que Peter o Homem também provasse e se libertasse como ele mesmo se libertou, Ele lutou contra a sua Aranha - a sua fera interior e agora teve a sua honra restaurada ele se tornou humano, e mais ele se tornou  uma melhor versão de si mesmo- Seu plano finalmente estava finalizado e ele podia ter a paz que nunca teve.

No contraponto temos também um Peter que reconhece a sua humanidade, que levantou do tumulo que vivenciou seus maiores medos- A Morte e o encontro com seu lado mortal. Temos exposto por Dematteis as essências de seus personagem após uma viagem em seus interiores, vimos o bem e o mal atuando sobre eles.

Nos últimos quadros Após a luta do Homem Aranha com o Rattus Kraven o Homem que triunfou, pega o homem Aranha e o deixa ir para continuar a sua jornada e ir atrás de Rattus porque ele sabe que agora está completo e mesmo que o Homem Aranha não entenda o significado daquilo para o nosso antagonista não importa pois ele já havia obtido o que buscava- A Sua Rendenção e o Seu Triunfo.

Essa não era uma jornada apenas para o Homem Aranha o tempo todo esta história era mais sobre Kraven, a restauração da sua Honra envolvia tornar-se a criatura mais terrível e temível e vencê-la encontrando o homem que havia nele, a bondade adormecida e consequentemente a paz.

Esse quadrinho todo fala dessa terrível simetria do bem e do mal, do insano e aquilo que é são convivendo ali junto, O homem e a fera coexistindo a necessidade de ambos estarem juntos pois é preciso haver o mal para que haja o bem.

Ele traz a reflexão do mergulho do homem em si mesmo, para conhecer seus medos e identificar, se o seu medo é a fera lute contra ela, se torne a fera para vencer a fera. Se o medo  é conhecer a sua humanidade seja o humano pois isso é a sua fraqueza e força. Mergulhe em si mesmo e seja você. 

OS PERSONAGENS : 

A história apresenta vários personagens, mas deixa três em destaque cada um com a sua história para contar, cada um traz em si a marca da dualidade e de maneira esplendida que se comunicam muito bem e se amarram ao poema.

 Quem são esses personagens e seus papéis ? 

  • RATTUS: 
Vale destacar aqui o personagem Rattus pois ele aparece em um plano de fundo e desenvolve uma narrativa muito boa e profunda também, ele protagoniza uma das cenas mais horripilantes da série e também coberta de significados. Sabe qual cena estou falando? 
Sim a cena em que ele lambe o rosto da policial- Para entender o que o autor ( Mike Zeck) quis dizer é necessario entender o papel do personagem na trama e a sua mensagem. Rattus é na verdade um homem seu nome enquanto homem era  Edward Whelan, um geneticista e que teve seu DNA alterado em um experimento no qual foi transformado em um Rato Humanoide  e canibal e tendo como prato principal mulheres. 

Exploradores lhes dou a Fera, a intenção de Dematteis fica clara aqui quando vemos o passado do personagem que ele mesmo criou mas foi para um outro momento e para outra historia mas que veio muito bem a calhar. Ele é a perfeita representação daquilo que  Blake chama destaca em seu poema, o horror, a fera indomável  e que habita o mundo, que traz o medo e o arrepio e deixa a dúvida de que essa criação foi feita pela mesma coisa que fundou o belo " O que te fez, fez o Cordeiro? " mas sabemos que Blake trabalha a proposta da coexistência do bem e do mal, assim como Rattus : ele é inocente, ele não sabe que o que faz é errado ele segue a sua natureza e seu instinto, ele é todo fera ou pelo menos era isso que pensávamos antes dessa cena da Lambida-  Em Rattus há o homem e a natureza humana se revela também. Ele vê na Policial a mãe, não sabemos porquê mas a voz e a pele são elementos que lhe apertam o gatilho e acorda a sua humanidade- A fera assassina é capaz de amar e ele tem mãe - e o que é mais humano do que o amor e a afeição, e ser guiado por essas forças ? A fera foi domada pela sua própria humanidade e a sua natureza pelo menos momentaneamente freada- mas ela estava lá na forma de manifestar esse amor - A lambida marca que a fera estava presente apesar do humano estar atuando como central, que trabalho bem feito!

  • KRAVEN - SERGEI KRAVINOV 
Acredito que já entendemos o significado de Kraven para a história pois é ele quem protagoniza e traz todo o peso para a história, o tom dramático na discurso e claro nos quadros em que Zeck o retrata ... mas esses detalhes mais técnicos vamos trazer logo abaixo, por ora vamos nos concentrar no personagem ^^
Kraven representa o explorador que mergulhou em si mesmo e encontrou a fera, abraçou o Tigre e viveu profundamente sob esse poder, seus atos e a sua postura enquanto estava sob o manto de homem aranha denotaram e expressaram a dualidade existente no personagem e é incrível ver como ele foi perfeito na manifestação dessa dualidade porque durante a história vemos como uma fera fria apenas seguindo a sua natureza- Caçador , mas apresenta também o humano- medo, orgulho, vergonha e etc. Mas que no seu fim é marcado pela bondade que só é restaurada depois do mergulho em seu nível mais profundo  em sua ferocidade. 

  • HOMEM ARANHA : 
E por ultimo mas não menos importante temos o Amigão da Vizinhança, o ser com a capacidade moral mais trabalhada .de toda história e que diferente de Kraven faltava mergulhar em seu lado Humano, não na fera- Ele era a Aranha ( como foi citado na fase Transição ) e precisava deixar seu lado humano livre, precisava ser Peter Parker o homem que ama, que tem família, e que tem uma esposa em casa ( essa história ocorre depois do arco do casamento de Peter e Mary Jane ) e que antes de tudo que pode morrer. Mas isso é a sua força ser um homem é a  sua maior força porque a fera ele já era ( nos primeiros quadros da história ele causa horror nos bandidos e só de o homem fantasiado de Aranha ), e como Kraven nele há também o fenômeno do poema de Blake mas só é acentuado depois da transição. 

NARRATIVA TEXTUAL E GRÁFICA : 

Avaliamos a história como um todo mas sem ressaltar tanto seus detalhes, e que fizeram toda a diferença para criar os aspectos fundamentais para o desenvolvimento da história, não sou nenhuma especialista, e assim como você só posso trazer as minhas impressões e análises pessoais, vamos ?Ela cumpre muito bem a sua missão de trazendo todo o clima sombrio com as suas paletas de cores e seus quadros que trazem toda a vivacidade para história, e quem não reparou no sorriso do Kraven- creio esse foi o elemento mais icônico da narrativa gráfica.
Essa parceria de JM Dematteis e Mike Zeck foo certeira pois ambos pareciam estar conectados a história de uma forma indescritível e trouxeram com brilhantismo isso para a obra, as sequências narrativas e textuais juntas se tornaram tão poderosas e imersivas ( se lei sabe do que estou falando ) cada quadro contém elementos recheados de significados, esse é um quadrinho que a arte precisa ser devorada lida e relida com os olhos atentos para capturar sua intenção.
E esse brilhantismo encontramos também no roteiro desse quadrinho, o tom dramático dos personagens, os quadros de pensamentos bem escritos que revelam muito dos personagens, o respeito que JM teve por eles porque ele não mexeu nos personagens para que a história de encaixasse muito pelo contrário ele subtraiu deles toda a fonte para que a narrativa acontecesse e isso deu ainda mais corpo para a história e nele é fácil perceber a influência de Blake, mas o quadrinho se tornou um poema ainda mais bonito e com outros elementos a ressaltar.

Mas que poema esse em Lis ? Acho justo já que falamos tanto desse tal poema e sobre a sua representação trazê-lo aqui. E agora com vocês O Tigre de William Blake:


Tigre! Tigre! brilhando em brasas
Na noite fechada da mata,
Que mão imortal poderia
Forjar tua feroz simetria?

Em qual abismo ou céu remoto
Ardeu o fogo dos teus olhos?
Em que sopro ele ousou seu voo?
Que mão ousou moldar o fogo?

Em qual ombro, que artesão,
Fez as fibras do coração?
Quando deu seu primeiro pulso,
Que mão temível foi o impulso?

Com que corrente? Que martelo?
Que forno forjou o teu cérebro?
Que bigorna? Com que tenaz
Prendeu teus terrores letais?

Quando os astros lançaram raios,
E o céu alagaram de lágrimas,
Ele sorriu ao ver seu feito?
O que te fez, fez o Cordeiro?

Tigre! Tigre! brilhando em brasas
Na noite fechada da mata,
Que mão imortal poderia
Forjar tua feroz simetria?

– William Blake

Esse é o poema de que tanto foi falado e explorado por nós, trouxe ele com a intenção de que  você possa conhecer e tirar dessa leitura as suas conclusões e claro as suas reflexões. Espero que tenha sido útil e promovido essa viagem!

Bem espero que esse blog tenha te ajudado de alguma forma ou pelo menos tenha trazido alguma reflexão, se gostou curta e compartilhe e claro deixe seu comentário aqui no post ! E se está história te tocou ou te trouxe outra reflexão compartilhe aqui com a gente para que possamos explorar outros campos^^ 

Muito obrigado por ler e apoias o projeto ^^


Postar um comentário

0 Comentários