Recentes

5/recent/post-list

Caffe nas Mídias

Anatomia do livro - Conhecendo o Objeto



Essa semana vamos falar mais um pouco sobre o livro, dessa vez sobre a sua anatomia. 
Um livro possui muito mais em sua composição do que apenas capa, lombada e conteúdo. Ele possui uma complexa estrutura que pode ser divida em 4 partes, e são elas: 1-Pré-Textual. 2-Textual. 3-Pós-Textual e 4-Elementos Extratextuais. 

{tocify} $title={☕Explore os Tópicos}




Acima temos o esqueleto do livro com algumas características físicas  que permeiam entre Pré-Textuais e Elementos Extratextuais. Nesse esquema temos as principais características visuais e aquelas que mais conhecemos por nome não é mesmo? mas isso não é tudo, para ser um objeto completo ele ainda precisa de outros elementos ainda mais específicos e estes requisitos são quase que obrigatórios e estão previstos na maioria dos projetos editoriais, senão todos. Não podemos trabalhar apenas com partes individuais e descartar outras, para um livro ser completo ele precisa dessas 4 partes atuando em  conjunto. É claro que existem exceções de atributos e que vão ser decididos de acordo com o projeto editorial, que pode variar partindo de um projeto mais simples para um mais robusto ( de  luxo).

Sem mais delongas vamos conhecer agora essa divisão uma a uma e os elementos que a constitui: 

Elementos Pré-Textuais:

- Folhas de guarda: folhas em branco que vêm após a capa e no final do livro.
- Falsa folha de rosto (ante-rosto, frontispício ou falso rosto): Traz apenas o título do livro em página ímpar.
- Folha de rosto (também chamada de frontispício): É o local responsável pela apresentação das pessoas envolvidas no projeto literário. Traz o nome do autor, título da obra, subtítulo, tradutor, organizador, *ilustrador, *fotografo, *nome da coleção, *número do volume  e o número da edição.
- Dedicatória: Texto do autor em que ele oferece a obra e também aparece em página ímpar.
- Epígrafe: Se define como citação e antecede o texto propriamente dito, podendo aparecer também dentro das principais seções do livro. Coloca-se ou a referência bibliográfica completa, além de marcar o texto com aspas e com a escrita em itálico.
- Sumário: Lista das principais seções da obra. O guia de capítulos  da obra.
- Lista de ilustrações: É aqui que se mapeiam as figuras usadas no livro, indicando o número da página em que se encontram.
- Lista de abreviaturas e siglas: Página em que se esclarece as siglas e abreviaturas usadas. Devem vir na ordem alfabética. 
- Prefácio: Uma espécie de apresentação da obra e do autor.
- Agradecimentos: 
- Introdução: Não de seve confundir com prefácio.

Abaixo temos o esquema dos elementos  Pré-Textuais na ordem de impressão. 



Elementos Textuais:

Aqui é o campo de trabalho do diagramador e também uma das áreas que precisa seguir uma padrão predeterminado pela editora que trabalhará com o original. Cada editora estipula uma regra para o trabalho com o texto, uma forma de padronizar e harmonizar o original para que o leitor não encontre dificuldades  de compreensão ao receber o material. Mas quais são os elementos pertencentes a essa categoria? vamos ver agora.

- Introdução: Não de seve confundir com prefácio.
-Corpo do texto:
Páginas Capitulares: Onde se inicia os capítulos. Sempre em páginas ímpares.
Os Títulos dos Capítulos;
Páginas Subcapitulares: as seções, subtítulos ou entretítulos.
Cabeças, cabeçalhos ou cabeços: aparecem no alto das páginas alinhados com a numeração, quando estes aí se registram. Sua função é marcar certas constâncias gerais (autor, título do livro) ou parciais (grandes ou pequenos seccionamentos) com vistas à orientação do leitor. A tradição tipográfica consagrou as seguintes parelhas: 

- na página par o nome do autor, na ímpar o título do livro;
- na página par o título do livro, na ímpar o do capítulo;
- na página par o título do capítulo, na ímpar os subtítulos do capítulo.

 - Notas: podem figurar na parte textual ou na pós-textual. Quando diagramadas no rodapé, são incorporadas à mancha gráfica do texto.




Elementos Pós-Textuais:

Posfácio: adendo, explicação ou advertência colocados no fim de um livro, após pronto.

Apêndice(s): é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, elaborado pelo próprio autor.

Glossário: dicionário de palavras de sentido obscuro ou pouco conhecido; elucidário

Bibliografia: citação das fontes bibliográficas usadas pelo autor.

Índice: lista, ger. alfabética, que inclui todos ou quase todos os itens (temas, tratados, nomes próprios mencionados) que se consideram de maior importância no texto de uma publicação, e que, junto a cada item, indica o lugar onde ele pode ser encontrado.

Colofão: É o último elemento do livro  e contém as informações técnicas da impressão, dados como tipo de papel usado, tipologia, etc.

Errata: São os erros assinalados na obra. 


Elementos Extratextuais 

-Capa: Onde ficam as informações como nome da obra, nome do autor, imagem de apresentação ...

- Sobrecapa ou jacket: Serve para proteger livros Hardcover ( capa dura)

- Lombada: É o local que fica o nome da obra, logo da editora, nome do autor. ( conferir post sobre lombadas para informações específicas)

- Orelhas: Ao contrário do quê muitos pensam não é um marcador de livro, ela cumpre uma função física. De acordo com o capista Rubens Lima, a orelha do livro tem a função de reforçar a estrutura da capa em encadernação brochura. Sem a orelha, a capa tende a amassar e dobrar conforme vamos manipulando o livro.

- Contracapa ou 4ª capa: cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva, comentários de outros autores a respeito da obra e até mesmo opiniões de tabloides e jornalistas que fazem críticas literárias. 


Agora você conhece toda a estrutura para a construção de um livro, claro que existem partes que podem ser descartadas dentro de um projeto editorial, mas essa conversa virá em breve em outro post. Para finalizar, essa imagem traz a sequencia lógica da construção do livro contendo todas as 4 partes que foram esmiuçadas no post.



Não esqueçam de conferir os outros posts desse quadro




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Adorei o post, tirou todas as minhas dúvidas.Eu usava a orelha do livro como marcador kkkkkkkk
    Agora já sei a sua função ^^

    ResponderExcluir

♡ Compartilhe suas impressões sobre o post ♡