Recentes

5/recent/post-list

Caffe nas Mídias

Saindo do comodismo - " A mudança de movimento é proporcional a força motora "

Salve exploradores,se durante as suas explorações caiu aqui deixa eu me apresentar,  me chamo Lis e esse aqui é o Universum Librarium  um cantinho dedicado ao maravilhoso universo das letras, se gosta de ler ou só é um desbravador em busca de aventura  aqui é o lugar certo. Bem vindo as explorações ! 

Hoje vamos falar um pouco sobre umas das maiores batalhas do nobre guerreiro samurai moderno, o comodismo, para os não familiarizados ou aqueles mais técnicos o seu significado segundo o grande dicionário é : 1- atitude de quem privilegia o próprio bem estar e conforto; 2- Comportamento de quem foge das dificuldades; 3- Preguiça , sim meus caros a comodidade tem uma relação de parceria com a senhora preguiça e o nosso desafio  é não ser tragado pelas forças deste terrível mal. Mas se por coincidência se encontra dentro da bolha do comodismo calma calma calma que ainda tem solução ! E qual é a solução ?  Exercício da mudança de hábito, sabemos que o resultado não é imediato é uma jornada de autodisciplina e que ocorrerá de forma gradual e continua. 
Já ouvi muitas pessoas questionarem que não conseguem ler ou não consegue ler mais de três  livro no ano, há também aqueles que dizem não conseguir pegar em um livro, mas não seria o fator comodismo  o predominante nessa equação ?  
Temos que C = 0  ( comodidade é igual a zero ) sim a comodidade é o ponto de inércia , um corpo em comodidade tende a permanecer parado, se não há qualquer estimulo não é possível obter nenhum resultado diferente, por isso  temos que aliar a equação o esforço para que haja a mudança . É necessário haver uma força diferente de Zero , em principio vontade e anexo a este um pouco de "Atitude " leia ! É simples, pegue livros pequenos 90 páginas, 100 páginas , dobre o numero quando perceber que este chegou ao seu estado anterior de "comodidade " e desafie a si mesmo novamente, lembra que é um exercício
  • .Ah mas eu não consigo :  
Acho interessante avaliar o motivo pelo qual não consegue, dê nomes aos bois, identifique o problema para que possa resolver, os mais comuns são : a falta de tempo , falta de concentração, a falta de hábito de leitura, e até mesmo a falta de vontade de ler, isso é normal e podem ser combatidos após serem identificados. 
  • "A mudança de movimento é proporcional a força motora imprimida "
Parafraseando Newton e aplicando para o nosso contexto, a mudança depende de você e do seu esforço, o resultado é proporcional a sua dedicação aplicada no processo, é claro que existem dificuldades e que toda mudança de comportamento é a primeiro momento um choque, e até mesmo visto como  desconfortável pois tudo que foge da nossa zona de conforto nossos radares apitam e protestam. 

  •     Encontre-se :
Não existe dica infalível de um livro universal para agradar a todos, tem leitura que vai lhe agradar e outras que não, cada leitura é uma experiência única e um leque para agregar valores, claro que isso depende também das experiências do leitor, da bagagem de vida que este traz consigo e une a leitura para troca de experiência . Ler é dialogar, é uma conversa intima com personagens, é entrelaçar histórias,  experimentar sentimentos em diversos níveis e em variados campos, raiva; dor; ódio; amor; felicidade... Encontre-se : descubra do que gosta, explore camadas, histórias, a dica aqui é aventurar-se , esteja aberto a títulos diversos, formatos, gêneros não se limite .
  • Como descobrir do que gosto ?
Essa é uma pergunta constante, e a resposta esta bem debaixo do nariz ( literalmente ) , lendo  não existe outra resposta, existem diversos gêneros literários para todos os gostos. E quais são ?
  • Romance policial 
  • Fábulas
  • Fantasia 
  • Horror 
  • Conto 
  • Ensaio 
Tem aqueles que fogem da narrativa convencional  sua apresentação e sabores são peculiares já sabe do quê estou falando né ! 
  • Quadrinhos 
Neste é possível reconhecer diversos gênero dentro de uma linguagem diferente, os Quadrinhos estão  longe de ser uma mídia infantil apenas, eles apresentam uma gama de assuntos em um estilo que combina narrativa gráfica ( imagens sequenciais  ) e narrativa textual, trabalhando de forma coesa para que o leitor capte a mensagem a ser passada, ou apenas divirta-se, claro que isso depende da escolha do leitor quanto ao título. Mas vamos deixar esse assunto de quadrinhos para outra conversa !                    
  • Não existe fórmula mágica :
Longe disso, não tem um padrão, uma fórmula pra fazer isso, não existe uma forma padrão, não existe meio de tornar a jornada fácil, essa é uma jornada do guerreiro e é uma jornada solo, o resultado é passível totalmente do esforço e dedicação do guerreiro.
Posso deseja-lhe apenas boa sorte e sucesso na sua jornada. Faça uma ótima viagem ! 





Postar um comentário

6 Comentários

  1. Parabéns pelo texto,muito bem escrito. Acho que todos temos uma desculpa para não ler,a minha é a minha péssima visão. Porém pretendo sair da comodidade (preguiça) brevemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha mãe eu espero kkkkkk
      Tô de olho e conta comigo !!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado pelo Feedback ^^ que bom que gostou !!

      Excluir
  3. Ficou muito bom o texto, e me fez refletir bastante kk, mesmo eu lendo bastante quadrinhos nas horas vagas, costumo ainda procrastinar demais os livros tradicionais, tenho vários na coleção, e a maioria não avancei muito. Mas apartir de hoje prometo mudar isso kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!!
      Ah meu amigo compartilho dessa onda de procrastinação mas desde o ano passado por volta de julho tenho investido em projetos pessoais para estimular a mudança de hábito e voltar a ler mais. Te desejo toda sorte do mundo e que obtenha ótimos resultados ^^
      anotei aqui a promessa !

      Excluir

♡ Compartilhe suas impressões sobre o post ♡